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equipamentos de câmara

Tripés

Existe a necessidade de se optar por um suporte fixo onde se possa assentar a câmara de vídeo, para assim evitar oscilações indesejadas, permitindo uma maior eficácia nos movimentos de panorâmica. Esses suportes fixos podem ser monopes ou tripés.

Os tripés para vídeo devem permitir movimentos suaves para os lados, para cima e para baixo, sem que o braço ou o suporte ofereça resistência, de modo a não surgirem “soluços” nas imagens. Os tripés utilizam um líquido na zona de fricção das peças, de maneira a que a rotação das mesmas se faça suavemente. Além deste cuidado, temos que ter atenção que tipo de suporte precisamos, caso termos verba disponível para adquirir um equipamento deste tipo. Apesar de termos outras alternativas: um suporte com rodízios, que nos permita deslocar facilmente a câmara e efectuar movimentos, ou um suporte fixo que também permita uma posição estável.

Microfones para câmara vídeo

A prática mais habitual em filmagens vídeo amadoras é utilizar o microfone incorporado na câmara para a captação de som. Contudo, são diversos os inconvenientes que decorrem das evidentes limitações que o microfone da câmara pode trazer em termos de qualidade, uma vez que quase sempre se torna impossível isolar um som face ao ambiente que nos rodeia a partir desse equipamento. Note-se, porém que nem todas as câmaras permitem essa ligação, pelo que é necessário verificar previamente se isso é possível. Em caso afirmativo, poderemos então escolher o tipo de microfone mais apropriado para a cena que queremos filmar: se um microfone unidireccional, que capta primordialmente os sons ou ruídos emitidos na sua direcção, e é ideal para captar conversas individuais ou em grupo; os microfones multidireccionais permitem captar os sons ambiente, embora se deva ter em atenção que o ruído do tráfego tende a sobrepor-se aos sons naturais; o microfone de lapela pode em geral ser facilmente disfarçado, usando-se geralmente para entrevistas ou registar vozes fora do campo de visão, especialmente em exteriores; por fim, podemos ainda encontrar microfones superdireccionais, que permitem isolar um indivíduo num grupo ou um determinado som face ao ruído de fundo.
Mas para que se capte o som de uma determinada cena, sobretudo se se tratar de uma conversa entre personagens, com melhor qualidade do que se o fizéssemos com o microfone incorporado, poderemos utilizar uma “girafa”, ou seja, um braço extensível, por exemplo um suporte de microfone com um só pé ou uma vara comprida onde se possa prender um microfone numa das pontas, suspendendo-o por cima do ângulo de visão da câmara e aproximando assim o microfone das personagens que estão a falar.

Monitores para a câmara de vídeo

  O monitor de vídeo é um equipamento semelhante a uma TV, responsável por transmitir informações visuais ao usuário. É um dispositivo de exibição de saído mais usado, exibindo texto, imagens e vídeos. Assim, na tela aparecem as informações do sistema operacional e dos programas e em que, também, se pode ver o resultado do trabalho feito.
  Quanto maior for cada ponto menor será a resolução, ou seja, a nitidez da imagem. Quanto menor for o ponto, o mesmo vídeo possuirá mais pontos e melhor será a resolução.

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