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Protocolos de transmissão de áudio e vídeo





Principais protocolos:

H.32X ;SIP: Session Initiation Protocal; 
 Skype;
  RMTP/e: Real Message Protocol/encrypted; 
MMS: Microsoft media server;
SSCP;
Megaco/H.278 MCGP;


  • Informação adicional: ITU-T O Setor de Normatização das Telecomunicações é uma área da União Internacional de Telecomunicações (ITU) responsável por coordenar padronizações relacionadas a telecomunicações.

  • Protocolo: é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardwaresoftware ou por uma combinação dos dois.



                                                                H.32x


H.32x: O padrão H.323 é parte da família de recomendações ITU-T, que pertence a série H da ITU-T, e que trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimédia". A recomendação H.323 tem o objetivo deespecificar sistemas de comunicação multimédia em redes baseadas em pacotes e que não provêm uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interfere com produtos H.323 de outros fabricantes.





Protocolos da Família H.XXX:

 H.225 - sinalização de chamadas;
 H.245 - controlo dos canais de mídia;
 H.332 - grandes conferências;
 H.235 – segurança;
 H.246 - interoperabilidade com RTPC;
 H.450.x - serviços suplementares (transferência de chamadas);

Características (H.32x)

  • Interoperabilidade entre fabricantes Independência de plataforma Flexibilidade Suporte a Multicast;
  • Usam os protocolos: RTP – Real Time Protocol;
  •  RTCP – Real Time Control Protocol UDP TCP/IP;UDP;TCP/IP;
  • Projetado para LANs, Baseado em codificação Binária, Complexo, 16 pacotes para o início de uma chamada;


         Componentes:

  •  Terminais;
  •  Gateway;
  • Gatekeeper;
  •  MCUs (Unidade de controle multiponto);

SIP

SIP: É um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interactiva entre utilizadores. É um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) (RFC 2543, 1999.).
SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP, um exemplo típico seria o VoIP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.


Características:

  • Simplicidade e possui apenas seis métodos.
  • Independência do protocolo de transporte.
  • Projectado para WANs.
  • Simples e eficiente 5 pacotes para o início de uma chamada.
  • Comunicação textual Baseado nos protocolos: HTTP (web) – URLs SMTP (e-mail) – cabeçalhos.

Componentes:


  • Terminais;
  • Gateways;
  • PSTN/H.323;
  • Servidores de Registo;
  • Proxy;
  • Redireccionamento;

SKYPE

Skype: É uma rede telefónica via Internet com proprietário baseado na arquitectura peer-to-peer, usada pelo Skype. As especificações do protocolo não foram disponibilizados ao público através do Skype e aplicações oficiais. Não é inter-operável com a maioria das outras redes VoIP sem licenciamento adequado do Skype. Tentativa de interoperabilidade:
  • Skype for SIP (beta).
  • Skype for Asterix.

RMTP

RMTP: Real Time Messaging Protocol (RTMP) é um protocolo desenvolvido pela Macromedia para streaming de áudio, vídeo e dados para internet totalmente voltada para o Flash player.


O protocolo é muito simples e trafega em TCP na porta 1935. Também é possível usar o protocolo RTMPT que usa pequenos pacotes HTTP para burlar os Firewall, RTMPS e RTMPTS que são os mesmo protocolos, mas em conexão segura.

MMS

MMS: Microsoft Media Server (MMS), é um protocolo de rede de transmissão da Microsoft, serve para transferir dados unicast (áudio e vídeo) no Windows Media Services (anteriormente chamado de NetShow Services). MMS pode ser transportado através de UDP ou TCP. A porta padrão MMS é UDP / TCP 1755. 


MGCP

É um acrónimo para a expressão inglesa Media Gateway Control Protocol, um protocolo proposto pelo grupo de trabalho IETF (Internet Engineer Task Force) para integração da arquitetura SS#7 em redes VOIP. Embora o SS#7 se encontre presente na telefonia tradicional, o MGCP especifica com redes IP, Frame Relay e ATM.O sistema é composto por um Call Agent, pelo menos um media gateway (MG), responsável pela conversão dos sinais entre circuitos e pacotes, e pelo menos um signaling gateway (SG), quando conectado a um PSTN.



Outros protocolos:

Open Systems Interconnection (OSI) protocols são uma família de padrões de troca de informações desenvolvido conjuntamente pela ISO e o ITU-T a partir de 1977. O Modelo OSI descreve as sete camadas de interconexão: a Camada física (Layer 1), Camada de enlace (Layer 2), Camada de rede (Layer 3), Camada de transporte (Layer 4), Camada de sessão (Layer 5), Camada de apresentação (Layer 6), e a Camada de aplicação (Layer 7).

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